Com o avanço tecnológico, o processo de compra e venda de produtos e serviços tem evoluído cada vez mais. Como consequência, surgem no mercado diversos modelos de venda.
Recentemente, uma nova modalidade tem se tornado popular, é o chamado D2C. A sigla, em tradução livre, significa “direto para o consumidor”, ou em inglês, “direct to consumer”.
O que é o modelo de vendas D2C?
O modelo de negócios popularmente conhecido como D2C, trata-se de uma modalidade de vendas em que fabricantes, indústrias, importadoras ou distribuidores comercializam seus produtos diretamente para o consumidor final, sem a necessidade de intermediários para isso, como revendedores e distribuidores.
Essa estratégia cresceu, sobretudo, devido ao avanço do e-commerce (comércio eletrônico), que aumentou a eficiência e diminuiu custos envolvidos anteriormente, como a criação de um ponto de venda físico.

Assim, pequenas e médias indústrias podem ingressar neste canal e ganhar diversos benefícios com esse modelo de vendas. Confira alguns deles:
- relacionamento mais próximo com o público final, o que fornece mais oportunidades de conhecê-lo melhor;
- mais domínio sobre a imagem do produto, uma vez que com o controle em suas mãos, fica mais fácil analisar a receptividade de cada produto, administrar ações e tomar decisões mais assertivas;
- diminuição de gastos ao eliminar intermediários e assim, custos com representantes, franquias, distribuidores ou lojas físicas;
- diferencial competitivo, afinal estar no ambiente digital proporciona que a empresa exponha todos os seus produtos, atue em diferentes canais online, mensure dados, atraia o consumidor, entenda seus hábitos e estreite o relacionamento.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela Bringg, 87% das indústrias apontam que o D2C é altamente relevante tanto para o produto quanto para os consumidores. Além disso, quase metade deles (47%) está utilizando esse canal para aumentar seus lucros (via Ecommerce Brasil). É uma estratégia que realmente está dando certo!
Entretanto, é imprescindível um planejamento para que a marca realmente tenha ganhos. Alguns cuidados merecem atenção, como estudar boas plataformas de e-commerce, estruturar estratégias de marketing digital eficientes e preparar uma opção de logística que deve ser específica para atender a este público, caracterizado por pequenas encomendas.
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