Você sabe o que é D2C? Conheça o modelo de vendas que está se tornando popular no mercado

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Com o avanço tecnológico,  o processo de compra e venda de produtos e serviços tem evoluído cada vez mais. Como consequência, surgem no mercado diversos modelos de venda. 

Recentemente, uma nova modalidade tem se tornado popular, é o chamado D2C. A sigla, em tradução livre, significa “direto para o consumidor”, ou em inglês, “direct to consumer”.

 

O que é o modelo de vendas D2C?

O modelo de negócios popularmente conhecido como D2C,  trata-se de uma modalidade de vendas em que fabricantes, indústrias, importadoras ou distribuidores comercializam seus produtos diretamente para o consumidor final, sem  a necessidade de intermediários para isso, como revendedores e distribuidores. 

Essa estratégia cresceu, sobretudo, devido ao avanço do e-commerce (comércio eletrônico), que aumentou a eficiência e diminuiu custos envolvidos anteriormente, como a criação de um ponto de venda físico. 

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Assim, pequenas e médias indústrias podem ingressar neste canal e ganhar diversos benefícios com esse modelo de vendas. Confira alguns deles: 

 

  • relacionamento mais próximo com o público final, o que fornece mais oportunidades de conhecê-lo melhor;
  • mais domínio sobre a imagem do produto, uma vez que com o controle em suas mãos, fica mais fácil analisar a receptividade de cada produto, administrar ações e tomar decisões mais assertivas; 
  • diminuição de gastos  ao eliminar intermediários e assim, custos com representantes, franquias, distribuidores ou lojas físicas;
  • diferencial competitivo, afinal estar no ambiente digital proporciona que a empresa exponha todos os seus produtos, atue em diferentes canais online, mensure dados, atraia o consumidor, entenda seus hábitos e estreite o relacionamento. 

 

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Bringg, 87% das indústrias apontam que o D2C é altamente relevante tanto para o produto quanto para os consumidores. Além disso, quase metade deles (47%) está utilizando esse canal para aumentar seus lucros (via Ecommerce Brasil). É uma estratégia que realmente está dando certo! 

Entretanto, é imprescindível um planejamento para que a marca realmente tenha ganhos. Alguns cuidados merecem atenção, como estudar boas plataformas de e-commerce, estruturar estratégias de marketing digital  eficientes e preparar uma opção de logística que deve ser específica para atender a este público, caracterizado por pequenas encomendas.

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