A Origem do Live Commerce

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Já falamos aqui sobre diversas curiosidades do Live Commerce, mas você sabe a origem dessa tendência que está se popularizando no mundo todo? 

 

Ainda em 2019, antes mesmo da pandemia da Covid-19 fechar diversas lojas e impulsionar o comércio eletrônico, esse novo formato já estava fazendo grande sucesso. Foram os chineses que pensaram em formas inovadoras de vender seus produtos, e ao reunir entretenimento com a arte de vender, ao vivo e pela internet, que o conceito de live commerce surgiu. 

 

E ele tem sido experimentado com enorme êxito nos países asiáticos! É claro que a pandemia — que modificou todos os hábitos de convivência social — foi o empurrão que faltava para antecipar tendências que levariam anos para acontecer. Na China, a modalidade aproveitou a internet para compensar a ausência das vendas presenciais, e com tecnologia, entretenimento e e-commerce, a receita para o sucesso foi criada. 

 

Os números impressionam e confirmam o triunfo do live commerce no país: em 2020, 617 milhões foi o número de usuários em plataformas de livestreaming, enquanto o número de livestreamers ultrapassou 130 milhões, de acordo com um relatório da China Association of Performing Arts.

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A ascensão da nova modalidade formou uma indústria à parte no varejo chinês. Prédios inteiros são, agora, dedicados a estúdios para que as liveshops aconteçam. Um dos serviços destinados ao comércio eletrônico, o chamado TaoBao, estima que as transmissões de seus lojistas tenham gerado 1,7 milhão de novos empregos no país, entre streammers, editores de áudio e som e assistentes de chat ao vivo.

 

Na opinião de muitos especialistas chineses, o fenômeno elevou o potencial de empreendedorismo da população local, permitindo que mais pessoas ganhem a vida comprando e revendendo online. Afinal, qualquer pessoa, de qualquer local, pode transmitir qualquer coisa.

 

Já deu para perceber que a origem do live commerce é muito interessante e indica resultados promissores no mundo todo. Há aqueles que temem o sucesso restrito das lives shops às características da economia chinesa. Mas não é isso que o mercado internacional tem nos mostrado. Assim como tantos outros modelos de negócio que surgiram antes por lá, o live commerce apresenta todas as características para se popularizar no resto do mundo, inclusive no Brasil. E isso já está acontecendo! 

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