Já falamos aqui que as lives estão ganhando grande destaque nas estratégias de vendas das empresas. Cada vez mais pequenas e grandes marcas estão apostando no Live Commerce, formato que une transmissão em vídeo ao vivo, interatividade e e-commerce em um mesmo local.
Mas você sabe quais são as vantagens de vender por lives? Veja a seguir os benefícios que essa modalidade de vendas pode agregar ao seu negócio:
1. Maior envolvimento com o cliente
No e-commerce tradicional a compra é estática, não existe muita abertura para o cliente se envolver com a marca. Com o live commerce, a empresa pode se conectar com as pessoas em um nível mais pessoal, se assemelhando à experiência na loja física.
Isso acontece pois uma live possibilita que a marca se relacione de forma mais profunda com os consumidores, que interagem em tempo real, criando oportunidades de negócios.
2. Aumento da taxa de conversão
Uma vez que as lives proporcionam maior envolvimento dos clientes com o conteúdo, mais tempo eles permanecem na live, o que aumenta as chances de conversão em vendas. O aumento das conversões também está ligado à plataforma de live commerce escolhida, ao carisma e profissionalismo do host (apresentador) e à conexão que ele tem com o público-alvo.
3. Maior conhecimento de marca
Outra vantagem estabelecida pelas vendas por live é a possibilidade de mostrar aos usuários o propósito da empresa. De forma geral essa mensagem pode ser propagada através de qualquer formato de conteúdo, mas a grande sacada é que o vídeo ao vivo geralmente transmite mais diversão, naturalidade, gera mais engajamento e maior retenção.
4. Conteúdos em vídeo estão em alta
Um estudo mostra que quase todos os internautas brasileiros (99%) consumiram vídeos, seja por meio da TV, plataformas de streaming, lives, redes sociais e mesmo videochamadas em 2020, de acordo com a Kantar Ibope Media.
A pesquisa também revelou que quando o assunto é vídeo gratuito e online, 80% dos brasileiros ficam vidrados nas telas, enquanto a média global é de 65%. Por este motivo, investir nas vendas por live parece ser uma alternativa muito promissora.
5. Maior credibilidade
As lives possibilitam apostar em influenciadores digitais para apresentar e demonstrar os produtos que serão comercializados nas transmissões ao vivo. Essa é uma super vantagem, visto que a proximidade que os usuários têm com seus influenciadores faz com que as informações que eles veiculam sobre determinadas marcas e produtos pareçam mais confiáveis.
6. Construção de confiança
A natureza espontânea do vídeo ao vivo favorece a construção de confiança com o público. É importante que a live de vendas não pareça com um script, isso porque as pessoas se envolvem com vídeos que parecem reais, e não ensaiados.
Isso não quer dizer, contudo, que você não precisa se preparar para fazer lives de vendas, estabelecer um roteiro para guiar a transmissão pode ser interessante.
7. Praticidade
Por fim, investir nas vendas por live oferece praticidade e diminuição de custos, uma vez que você pode eliminar intermediários e assim, gastos com representantes, franquias, distribuidores ou lojas físicas.
Além disso, uma live é muito mais acessível em relação às despesas gastas com a sua produção. Basta ter um equipamento para gravação, como um celular, boa conexão com a internet e um cenário, sendo esse o pacote básico de toda transmissão.

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