Marketing de Influência: o que é e como ele pode ajudar em sua estratégia digital?

Avatar de livefyshop
[wgl_spacing spacer_size=”30px”]
[wgl_spacing spacer_size=”50″]

Não é de hoje que as marcas se associam com pessoas populares e conhecidas para divulgar seus produtos e serviços. Essa estratégia de marketing teve suas primeiras iniciativas ainda no ano de 1800, quando as companhias da época começaram a recrutar celebridades para promover produtos para seus consumidores.

 

Atualmente, com o avanço do Marketing Digital e o crescente uso das redes sociais, as pessoas que possuem um grande número de seguidores desempenham um papel de grande influência sobre as decisões de compra daqueles que as seguem.  

 

A partir disso, profissionais de Marketing começaram a apostar no trabalho integrado com pessoas influenciadoras para transmitir informações a favor de suas marcas por meio do Marketing de Influência

 

O que é o Marketing de Influência?

 

O Marketing de Influência ou Influencer Marketing, em inglês,  diz respeito a uma estratégia de marketing digital utilizada pelas marcas por meio de campanhas que aproveitam o carisma, a fama e a influência de uma pessoa para atingir um público específico com sua proposta comercial. 

 

O objetivo é trabalhar com esses influenciadores digitais e criar uma ponte entre a marca e o público influenciado por eles. Assim, as empresas aproveitam essa identificação público-influenciador, para que esses influencers utilizem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços para o público-alvo. 

 

Quem são os influencers?

 

Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas presentes em redes sociais que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo e alto poder de influência sobre elas.

 

Eles atuam como um ‘porta-voz’ para levar as propostas de uma marca para o público. O porta-voz (ou “a”) deve ser uma pessoa popular e carismática, já que o objetivo dessa estratégia é aproveitar as vantagens de sua capacidade de influenciar as pessoas e suas escolhas. 

 

[wgl_spacing spacer_size=”63px”]
[wgl_spacing spacer_size=”21px”][wgl_spacing spacer_size=”16px”]

Por que o Influencer Marketing é tão eficiente?

 

Confiança

Quando alguém busca comprar um produto e decidir por uma marca, é comum que procure por informações sobre a eficácia do produto e opiniões de pessoas que já tiveram experiências com ele e tenham uma certa credibilidade.

 

Dessa forma, a proximidade que os seguidores têm com seus influenciadores faz com que as informações que eles veiculam sobre determinadas marcas e produtos pareçam mais confiáveis. 

 

Alcança o público certo

 

A grande sacada do marketing de influência é a segmentação do público. Através dos influenciadores é possível atingir pessoas que já estão interessadas no nicho no qual sua empresa atua, visto que o produtor de conteúdo já tem sua audiência construída. 

 

Mas, para que a estratégia seja efetiva é necessário contratar influencers conectados com o universo e a proposta comercial do seu negócio, a fim de conquistar clientes. 

 

Potencializa a imagem da marca 

 

Os resultados gerados pelo marketing de influência podem ir além da conquista de novos clientes. Aproximar seu negócio das pessoas interessadas pelo seu nicho de atuação e investir em ações com influenciadores digitais também potencializa o posicionamento da sua marca. 

[wgl_spacing spacer_size=”60px”]

Deixe uma resposta

%d